Por que treinar a inspiração nasal e expiração bucal pode ajudar em tempos de COVID-19?

Além do oxigênio (O2) e do dióxido de carbono (CO2) o óxido nítrico (NO), que é uma molécula gasosa, é extremamente importante no processo de respiração, especialmente em tempos de COVID-19.

O NO é produzido por nossas artérias para regular a função cardiovascular, em todos os órgãos. Ele causa vasodilatação ou alargamento das artérias, que resulta em uma diminuição da pressão sanguínea nas artérias e aumento do fluxo sanguíneo para todos os órgãos através das artérias dilatadas. Ele pode interagir com moléculas em células invasoras, como bactérias, parasitas e vírus, para matá-las ou inibir sua replicação ou disseminação. O mecanismo de vasodilatação pulmonar e consequente melhora da oxigenação no sangue dos pulmões, mata o vírus, que não se sai bem em um ambiente com alto oxigênio.

Um estudo limitado de 2004 demonstrou que o NO inalado foi eficiente no tratamento de pacientes com SARS CoV (Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por coronavírus) e que é cientificamente lógico que o NO inalado possa ser eficaz em pacientes com a atual infecção por SARS CoV-2 (COVID-19).

Um ensaio clínico de NO inalado em pacientes com COVID-19 moderado a grave com pneumonia recebeu recentemente a aprovação do IRB (Institutional Review Board) no Hospital Geral de Massachusetts.

Para aumentar naturalmente a produção de NO no nosso corpo a inspiração deve ser nasal porque as células e tecidos do nariz produzem constante e continuamente NO, que é um gás, melhorando assim a liberação de oxigênio nos pulmões ao causar broncodilatação – relaxamento e alargamento dos brônquios e bronquíolos nos pulmões. Além disso, ao inalar pelo nariz, o óxido nítrico nasal é inalado nos pulmões, onde há uma chance de encontrar as partículas do vírus. A inspiração pela boca NÃO fará isso.

Devemos fazer a expiração de forma bucal para não expulsar o NO dos pulmões, onde ele é mais necessário!

Dica: nessa época de pandemia de coronavírus é importante praticar este tipo de respiração com bastante frequência. Para desenvolver o hábito coloque um alarme no celular para tocar a cada hora, aproximadamente, para te lembrar de realizar a inspiração pelo nariz e expiração pela boca.

Como curiosidade vale destacar que, no tecido erétil, o NO liberado durante a estimulação sexual causa profundo relaxamento ou dilatação das artérias dentro do tecido erétil, denominado corpo cavernoso, o que resulta em ingurgitamento de sangue e consequente ereção peniana.

Fonte: https://www.marksdailyapple.com/nitric-oxide-and-covid-19/

Deixe seu comentário...

Compartilhar Artigo

Mais Artigos

An Intro To Info Science

From recent ages there’s been a increase in the range of MS information science jobs. Many organizations have come up with software to help within

WeCreativez WhatsApp Support
Caso precise de agendar uma consulta ou tirar dúvidas, deixe sua mensagem que em breve que em breve retornaremos!
👋 Olá Posso ajudar?