Por que treinar a inspiração nasal e expiração bucal pode ajudar em tempos de COVID-19?

Além do oxigênio (O2) e do dióxido de carbono (CO2) o óxido nítrico (NO), que é uma molécula gasosa, é extremamente importante no processo de respiração, especialmente em tempos de COVID-19.

O NO é produzido por nossas artérias para regular a função cardiovascular, em todos os órgãos. Ele causa vasodilatação ou alargamento das artérias, que resulta em uma diminuição da pressão sanguínea nas artérias e aumento do fluxo sanguíneo para todos os órgãos através das artérias dilatadas. Ele pode interagir com moléculas em células invasoras, como bactérias, parasitas e vírus, para matá-las ou inibir sua replicação ou disseminação. O mecanismo de vasodilatação pulmonar e consequente melhora da oxigenação no sangue dos pulmões, mata o vírus, que não se sai bem em um ambiente com alto oxigênio.

Um estudo limitado de 2004 demonstrou que o NO inalado foi eficiente no tratamento de pacientes com SARS CoV (Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por coronavírus) e que é cientificamente lógico que o NO inalado possa ser eficaz em pacientes com a atual infecção por SARS CoV-2 (COVID-19).

Um ensaio clínico de NO inalado em pacientes com COVID-19 moderado a grave com pneumonia recebeu recentemente a aprovação do IRB (Institutional Review Board) no Hospital Geral de Massachusetts.

Para aumentar naturalmente a produção de NO no nosso corpo a inspiração deve ser nasal porque as células e tecidos do nariz produzem constante e continuamente NO, que é um gás, melhorando assim a liberação de oxigênio nos pulmões ao causar broncodilatação – relaxamento e alargamento dos brônquios e bronquíolos nos pulmões. Além disso, ao inalar pelo nariz, o óxido nítrico nasal é inalado nos pulmões, onde há uma chance de encontrar as partículas do vírus. A inspiração pela boca NÃO fará isso.

Devemos fazer a expiração de forma bucal para não expulsar o NO dos pulmões, onde ele é mais necessário!

Dica: nessa época de pandemia de coronavírus é importante praticar este tipo de respiração com bastante frequência. Para desenvolver o hábito coloque um alarme no celular para tocar a cada hora, aproximadamente, para te lembrar de realizar a inspiração pelo nariz e expiração pela boca.

Como curiosidade vale destacar que, no tecido erétil, o NO liberado durante a estimulação sexual causa profundo relaxamento ou dilatação das artérias dentro do tecido erétil, denominado corpo cavernoso, o que resulta em ingurgitamento de sangue e consequente ereção peniana.

Fonte: https://www.marksdailyapple.com/nitric-oxide-and-covid-19/

Deixe seu comentário...

Compartilhar Artigo

Mais Artigos

WeCreativez WhatsApp Support
Caso precise de agendar uma consulta ou tirar dúvidas, deixe sua mensagem que em breve que em breve retornaremos!
👋 Olá Posso ajudar?