NEUROPSICOLOGIA
O Flow que Potencializa
Objetivos da Avaliação Neuropsicológica
Funcionalidade da Avaliação Neuropsicológica
Este tipo de avaliação é muito importante para auxiliar no diagnóstico de
TDHA
Autismo
Deficiência Intelectual
Alzheimer
Demência
Transtorno de Aprendizagem
Sessões de Avaliação Neuropsicológica
Observar a realização de tarefas específicas para cada finalidade, pois a cognição depende de um conjunto de sistemas relativamente autônomo, relacionado a um domínio cognitivo ou operação mental, que é necessário para a execução de determinadas tarefas e composto pela atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio. Essa observação é realizada em algumas sessões de testagens, que pode variar de acordo com o que está sendo investigado e o nível de rendimento de cada pessoa.
As considerações dos profissionais que acompanham o avaliado (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, psicomotricista etc) são de extrema importância, por esta razão é solicitado um relatório ou feita uma discussão de caso abordando informações como diagnóstico do paciente ao início do tratamento (incluindo a data que o tratamento se iniciou), estado e gravidade dos sintomas, modalidade terapêutica aplicada (incluindo frequência e duração da sessão), dados sobre a evolução do paciente após o início do tratamento e prognóstico.
Quando a avaliação é de crianças é necessário coletar as queixas acadêmicas e dados sobre o funcionamento comportamental no âmbito escolar, esta coleta será realizada através de discussão de caso com a equipe pedagógica e, dependendo do caso, poderá ser incluída uma visita escolar para observação comportamental.
Ocorre a entrega do laudo e são apresentados os resultados da avaliação, englobando de forma sensível uma gama de sinais cognitivo-comportamentais apresentados no seu desenvolvimento e funcionamento atual, para compreensão de suas queixas nas instâncias: cognitiva, emocional, comportamental e da estruturação de sua personalidade.
Estimulação Neuropsicológica
Reabilitação Neuropsicológica
A reabilitação tem como foco amenizar os prejuízos cognitivos, estimulando algumas funções e fazendo com que outras possam ser usadas como compensadoras no funcionamento cognitivo, promovendo qualidade de vida. Geralmente é realizada com pacientes que sofreram algum tipo de lesão cerebral ou que apresentam um quadro de doenças degenerativas. Na Reabilitação os profissionais, o paciente e a família trabalham juntos em busca da melhora das capacidades cognitivas, emocionais, psicossociais, comportamentais e psicológicas prejudicadas pela lesão cerebral.
Sessões de Estimulação / Reabilitação Neuropsicológica
NEUROPSICOLOGIA
O Flow que Potencializa
Conceito de Avaliação Neuropsicológica
Funcionalidade da Avaliação Neuropsicológica
Este tipo de avaliação é muito importante para auxiliar no diagnóstico de
TDHA
Autismo
Deficiência Intelectual
Alzheimer
Demência
Transtorno de Aprendizagem
Sessões de Avaliação Neuropsicológica
Deve ser muito bem detalhada, para entender o histórico de vida, desenvolvimento neuropsicomotor, fatores ambientais e etiológicos que possam se configurar como fatores de risco para alguma patologia ou distúrbio. Na avaliação de crianças e adolescentes é realizada com os pais; na de adultos e idosos, além deles, poderá ser necessário incluir filhos, cuidadores, cônjuges ou irmãos.
Observar a realização de tarefas específicas para cada finalidade, pois a cognição depende de um conjunto de sistemas relativamente autônomo, relacionado a um domínio cognitivo ou operação mental, que é necessário para a execução de determinadas tarefas e composto pela atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio. Essa observação é realizada em algumas sessões de testagens, que pode variar de acordo com o que está sendo investigado e o nível de rendimento de cada pessoa.
As considerações dos profissionais que acompanham o avaliado (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, psicomotricista etc) são de extrema importância, por esta razão é solicitado um relatório ou feita uma discussão de caso abordando informações como diagnóstico do paciente ao início do tratamento (incluindo a data que o tratamento se iniciou), estado e gravidade dos sintomas, modalidade terapêutica aplicada (incluindo frequência e duração da sessão), dados sobre a evolução do paciente após o início do tratamento e prognóstico.
Quando a avaliação é de crianças é necessário coletar as queixas acadêmicas e dados sobre o funcionamento comportamental no âmbito escolar, esta coleta será realizada através de discussão de caso com a equipe pedagógica e, dependendo do caso, poderá ser incluída uma visita escolar para observação comportamental.
Ocorre a entrega do laudo e são apresentados os resultados da avaliação, englobando de forma sensível uma gama de sinais cognitivo-comportamentais apresentados no seu desenvolvimento e funcionamento atual, para compreensão de suas queixas nas instâncias: cognitiva, emocional, comportamental e da estruturação de sua personalidade.